domingo, 21 de abril de 2013

Dicas de como proteger sua moto

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. Nas grandes cidades os roubos de motos são muito frequentes e muitas vezes não voltam a aparecer. Umas são roubadas por pura maldade, e muitas vezes aparecem bastante danificadas; outras são roubadas para desmontar e vender a mota às peças.

O melhor a fazer é prevenir para preservar aquilo que é nosso por uma questão monetária e também pelo valor que a mota tem para cada um. A verdade é que nenhum método é cem por cento eficaz mas no mínimo contribui para que o ladrão demore mais tempo.

  • Cadeado de disco
Os cadeados de disco são uma forma controversa de proteger a moto para muitos motociclistas. Tal como o nome indica, este é enganchado num dos buracos do disco e impede a roda da frente de rodar ao bater na suspensão. O que sucede é que se forem dois facilmente levantam a frente da moto e a levam na mesma. Para além disso o cadeado pode vir a tornar-se uma armadilha para quem com a pressa se esquecer de o tirar e arrancar com ele. Se o arranque for brusco pode danificar o disco e valer uma queda. Por isso mesmo já existem cadeados que têm um alarme sonoro que toca mal a mota se movimente.


  • Alarmes
Com o avançar da tecnologia hoje em dia há alarmes muito bons e não muito caros com inúmeras funcionalidades que poderão vir a ser úteis. As que mais se destacam são sensor de perímetro em que o alarme dispara se alguém se aproximar da moto mesmo sem tocar nela, sensor de movimento em o alarme avisa quando alguém mexe na moto e corte de ignição. Tudo isto com a possibilidade de ser controlado à distância com um pequeno controlo remoto que avisa o dono quando o alarme dispara, ainda que ele não o ouça. O único contra é o facto de o alcance do comando ser em geral cerca de 2 quilômetros e a instalação eléctrica, que pode ser trabalhosa e bastante complicada para quem não está habituado. Apesar disso existem hoje em dia à venda alarmes precisamente pensados para uma fácil instalação acessível a todos.

  • Seguro
Esta é a solução que nem todos podem ter porque fica bastante mais caro, mas é sem dúvida alguma a melhor. Isto falando a nível de recuperar o dinheiro que investimos na mota, porque o valor pessoal que ela 
tem não pode ser recompensado. Mas sem dúvida que quem tiver um bom seguro pode estar mais descansado.

  • segredo na moto

    Pra quem não sabe, SEGREDO é um interruptor que fica escondido em qualquer lugar da Moto, pode ser em baixo do banco, em baixo do tanque, dentro da caixa de filtro de ar, perto do escapamento… enfim, qualquer lugar onde você consiga fixar (e esconder) um interruptor.
    A função deste interruptor é simples: cortar a ignição, ou seja, fazer com que a bobina não funcione e a vela não faça faísca, consequentemente, o motor não funciona.
     E é bem BARATO. !!!