quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas para viajar de moto com segurança

Quem viaja de moto tem que ter cuidado redobrado, não somente no cotidiano, nas ruas das cidades, como na estrada, onde o perigo é maior. É certo que ocorrem mais acidentes envolvendo motocicletas que carros, mesmo a frota representar 20% do total de veículos no país. O Dpvat registrou que mais de 69% das pessoas que solicitam o seguro são motociclista. É mais perigoso conduzir uma motocicleta. Por esse motivo separamos algumas dicas para quem quer viajar sob duas rodas.



Antes de tudo é preciso atenção. É preciso estar constantemente atento ao que ocorre a sua volta. Por esse motivo, é recomendado que o usuário não conduza a moto quando estiver cansado, tomando alguma medicação, ou mesmo sob o efeito de drogas ou álcool. Pode não parecer, mas pilotar uma moto pode ser muito cansativo, dessa forma, estude qual será o percurso e em quanto tempo ele pode ser seguido. Se sentir necessidade, tente parar por alguns instantes e descansar. O ideal é que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para relaxar os músculos e continuar a viagem.
Faça sempre a manutenção de sua motocicleta. Leve em consideração que alguns itens básicos, como pneus, nível de óleo, nível do fluído de freio e água no radiador podem ser checados pelo condutor, basta seguir as instruções presentes no manual de instruções da moto. Também é sempre bom fazer a vistoria prévia junto a uma oficina autorizada da montadora. Uma dica importante é sempre estar com o capacete com prazo de validade em dia, além de outros itens que protegem o motociclista, como luvas, jaqueta, calça e botas resistentes.


O motociclista também deve estar seguro de suas habilidades e saber os segredos de sua moto. Na estrada, todo o cuidado é pouco. As últimas dicas que podem ser seguidas são de ter maior atenção nas ultrapassagens. É preciso verificar as condições de calibragem dos pneus e qual o consumo de combustível, como as motocicletas apresentam um tanque bem menor que os carros, por isso é preciso verificar quais as opções de postos de gasolina podem ser usados durante o percurso.